top of page

ICEB 2023/2024

Quais experiências didáticas podem ser acrescentadas para contribuir com os alunos no desenvolvimento de projetos que possam aprimorar os seus valores socioculturais e auxiliá-los a obter conhecimentos por meio da pesquisa e divulgação do patrimônio cultural da cidade onde a escola está localizada?

1.justificativae relevância do projeto

As competências gerais da Educação Básica devem promover a construção do conhecimento por meio de habilidades que auxiliam na formação de atitudes e valores que possam garantir a relação dos estudantes com a sociedade. Uma das formas de possibilitar essa relação é através do resgate cultural. A terceira competência geral da educação básica, afirma que: "Valorizar é fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural".
Segundo Benhamou : "O patrimônio é vivo, permanentemente em processo, e sua configuração constitui por meio das relações que uma sociedade mantém com sua história".

Sendo assim, como todas as cidades, Piraúba possui seu patrimônio histórico como: o Cruzeiro, que do alto ilumina a antiga Estação Ferroviária, o Armazém, o conjunto de Instrumentos Musicais, a fachada da Escola Municipal Dona Maria Duarte Braga e o delicioso Doce Fatia de Braga.
Este último, um patrimônio cultural da culinária local, é um doce típico de origem portuguesa. Em Piraúba-MG, leva coco e queijo ralado, ao invés de amêndoas e, é servido enrolado como rocambole.

O Doce Fatia de Braga, assim como qualquer culinária, tem seu valor como patrimônio cultural Imaterial. Segundo Mattes , a culinária proporciona uma importância singular, um estilo de vida, valores e crenças. Estas práticas alimentares representam conhecimento, tradição e simbolismo dos costumes de uma população.
Na cidade de Piraúba, por fazer parte do patrimônio da cidade, esse doce ainda é lembrado e produzido por algumas confeiteiras e cozinheiras de Piraúba, MG, em datas comemorativas ou mesmo para presentear visitantes. Além disso, já foram ofertados cursos pela prefeitura no Centro de Referência de Assistência Social , ensinando alguns piraubanos a fazer este doce, não sendo esta uma atividade periódica.
No entanto, deveria haver uma melhor divulgação desta receita envolvendo não somente os eventos municipais, e, sim, possibilitar um maior acesso para todos os piraubanos e turistas. Além disso, para que a reprodução possa ocorrer com maior fidelidade, é possível elaborar melhorias nos parâmetros da receita incluindo utensílios de medidas específicas para massa e volume, como balança e recipientes volumétricos adequados. Pois, conforme a receita disponibilizada no eBook Livro de Receitas: Sabores e Cores da Culinária piraubana, parte da receita do Doce de Fatia de Braga está informada em medições caseiras como: colher de sobremesa e copo americano. Segundo Ferreira a utilização de medidas exatas visa padronizar uma receita, sendo possível sua repetição independente de quem cozinhe.

Para mais informações sobre a história e características desse doce, cuja fonte está no site da prefeitura de Piraúba, clique aqui.

receita e modo de preparo

INGREDIENTES:

• 12 ovos;​​

• 3 copos de açúcar refinado;

• 1 colher de sobremesa de farinha de trigo;

• 1 colher de sobremesa de manteiga ou margarina;

• 1 colher de sobremesa rasa de fermento químico em pó;

• coco ralado;

• 100 g de queijo parmesão ralado;

• 100 g de ameixa;

• 300 g de doce de leite;

• 1 folha de papel impermeável (papel manteiga);

• 6 colheres de açúcar refinado para o glacê;

• 1 limão.

MODO DE PREPARO:
1. Bater 11 claras em neve;
2. Adicionar 3 copos de açúcar;
3. Acrescentar as 12 gemas (bater bem);
4. Acrescentar a farinha;
5. Acrescentar o fermento químico em pó;
6. Acrescentar a manteiga e não bater muito;
7. Desligar a batedeira e acrescentar o coco, o queijo e misturar;
8. Despejar imediatamente em um tabuleiro (médio) forrado com papel impermeável, untado com manteiga.

Para mais detalhes do preparo da Fatia de Braga, clique abaixo na receita reformulada por nosso núcleo de pesquisa:​

​​

2. objetivo(s)

3.1 Objetivo geral

Trabalhar a pesquisa científica através da busca por informações e divulgação da receita do Doce Fatia de Braga, uma culinária que representa o patrimônio cultural da cidade de Piraúba.

 

3.2 Alguns de nossos objetivos

●Identificar os conhecimentos da população piraubana sobre o Doce Fatia de Braga e, assim, entender seu real valor como patrimônio da cidade de Piraúba;

 

●Incluir na receita utensílios de medição específicos que garantam a fidelidade da receita;

● Realizar análises físico químicas da massa do doce “Fatia de Braga”.

3. metodologia

O desenvolvimento deste trabalho iniciou-se com a aplicação de um questionário à população de Piraúba para compreensão dos conhecimentos relacionados aos patrimônios culturais da cidade, em especial ao Doce Fatia de Braga. Este questionário será construído com perguntas relacionadas ao consumo da culinária e ao acesso e produção da receita.
Neste momento, foram incluídos os utensílios de medição específicos como: balança e recipientes volumétricos, no momento de preparação da receita, anotando também fielmente cada detalhe do processo de preparação.
Os resultados dos testes serão analisados de acordo com a opinião de cada pessoa levando em consideração a aproximação das características da receita realizada pelo núcleo e fazendo um comparativo com a receita de referência produzida pela cozinheira/confeiteira.
Posteriormente será realizada análise de acidez e pH da massa do doce "Fatia de Braga" e fazer uma comparação com as demais massas encontradas na literatura.

4. resultados e discussão

Com relação a pesquisa realizada pela população, aproximadamente 58% das pessoas já ouviram falar do Doce de Leite Fatia de Braga. Somente 42,2% sabem que este doce é um patrimônio cultural da cidade de Piraúba, e aproximadamente 33% já tiveram a oportunidade de degustar. É observado que o convívio social auxilia na conservação das memórias. Segundo Halbwachs , "Nossas lembranças permanecem coletivas, e elas nos são lembradas pelos outros, mesmo que se trate de acontecimentos nos quais só nós estivemos envolvidos, e com objetivos que só nós vimos".
O núcleo de pesquisa realizou dois acompanhamentos da preparação da receita do Doce Fatia de Braga. O primeiro realizado pelo minicurso oferecido pela prefeitura, na qual as estudantes tiveram o primeiro contato com a receita. Além de acompanhar cada etapa, nesse dia, todos os integrantes ganharam certificado de participação. Posteriormente foi marcado um segundo minicurso exclusivo para o núcleo de pesquisa. As estudantes anotaram cada detalhe da receita para que pudéssemos reproduzir com utilização de utensílios apropriados de medição, como balança e béquer. Esse dia foi importante pois o núcleo de pesquisa se sentiu mais a vontade em tirar suas dúvidas relacionadas a preparação do Doce Fatia de Braga.

Aqui temos um link, contendo as fotos que foram feitas ao longo desse projeto.

nossas viagens

Através desse projeto, nosso núcleo de pesquisa realizou algumas viagens, tendo como motivação adquirir conhecimento culinário e cultural através das mesmas.

Nosso grupo realizou, ao todo, três viagens nessa edição do projeto, e os destinos foram: Viçosa - MG; Belo Horizonte - MG e Rio de Janeiro - RJ.

Em Viçosa, foi realizada uma visita a fábrica de laticínios Viçosa, mais precisamente, acompanhando o processo de fabricação do Doce de Leite da marca, tendo em vista que esse é um dos ingredientes necessários para se fazer a Fatia de Braga.

Também foi possível experimentar o doce, tendo a experiência de provar o doce um dia premiado como "melhor doce de leite do Brasil"!

Em Belo Horizonte, os alunos conheceram alguns pontos turísticos da cidade, reforçando a importância de uma cultura bem estabelecida, como por exemplo, a Lagoa da Pampulha.

E no Rio de Janeiro, não foi diferente, o grupo pôde conhecer alguns patrimônios da cidade, dentre elas o AquaRio e uma das 7 novas maravilhas do mundo: o Cristo Redentor.

© 2024. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page